sexta-feira, 27 de abril de 2012

Origem da palavra PUTA


Hoje tão ofensiva, significa simplesmente 'menina'.

Na origem da palavra, em latim, 'putta' é menina. E, por mais paradoxal que seja, de sinônimo de ingênua, passou a ter a conotação atual, ao longo do tempo, sem uma explicação clara. "A palavra 'putta' em italiano antigo significa 'menina' e é preservada em dialetos", afirma o linguista Mário Viaro, da USP.
"No português europeu, puto é um menino pequeno, usado sobretudo no diminutivo 'putinho'." A palavra existe em português, espanhol, francês e italiano.
Uma versão popular sobre a origem da palavra, popular sobretudo na Espanha, fala da deusa PUTA, uma das divindades agrícolas romanas, responsável pela poda (puta, em latim). No dia em que podavam as árvores, as sacerdotizas exerciam a prostituição sagrada, em honra à deusa. Com o passar do tempo, o nome da deusa virou sinônimo de prostituta.

Fonte: Aventuras na História, Maio 2012

3 comentários:

  1. "putinho" nunca se diz em português europeu. puto já implica pequeno.

    ResponderExcluir
  2. Meus avós, bisavós são descendentes de imigrantes italianos da região do Vêneto que vieram para o sul do Brasil ao fim de 1800. Agora entendo porque, quando era criança, minha avó e bisavó, chamavam a mim, em tom festivo, de putana: "Dio, che bella putana!"

    ResponderExcluir
  3. Hj as pessoas usam essa expressão por que são preconceituosas e mal informadas. Se vc pesquisar no google, vai ver q la fala q a mulher que faz muito sexo cm homens diferentes é puta. Esta errado Puta é quem cobra, ela só usa a liberdade q tem. Ja repatou q chamam mulher d tudo mas os homens fazem o mesmo e n sofrem julgamento e nem ganham "apelidos". Hipócritas!

    ResponderExcluir